22 anos e uma história de coragem. Depois de lhe ter sido diagnosticado um carcinoma ósseo na perna direita, que acabou por provocar a sua amputação, Terry Fox decidiu atravessar o Canadá a pé, com o objectivo de angariar fundos para a investigação do cancro. Estávamos então em 1980, quando percorreu 5 mil quilómetros em apenas 143 dias, o que em média equivale a uma maratona diária. Conseguiu angariar 24 milhões de dólares canadianos, sendo que somente o agravamento do seu estado de saúde, caracterizado pelo alastrar do cancro para os pulmões, o faz parar. Acabou por morrer alguns meses depois, deixando vivo e com muita força o seu legado. Foi proclamado herói nacional e o canadense mais famoso do século XX.
30 anos volvidos, e um bocadinho por todo o mundo, são organizadas, anualmente, as Corridas Terry Fox. Conhecidas como “Maratona da Esperança”, e apenas em Portugal – onde só há 16 anos se realizam – já foram arrecadados 524.493.10 euros e financiadas 44 bolsas de investigação. Todo o dinheiro angariado reverte, integralmente, a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro que consegue, desta forma, incentivar e aplicar recursos no estudo da doença, nem sempre privilegiado, tendo em conta as necessidades financeiras imediatas dos doentes.
A Corrida Terry Fox Portugal é já este sábado, amanhã, no Parque das Nações. A inscrição são 5 euros e a participação só faz bem à saúde! No fim, há direito a t-shirt alusiva e a gelado da Olá. Outras contribuições poderão ser feitas no local ou directamente, na conta da LPCC (NRS) do Banco Espírito Santo, nº 044/02845/000.2. Para correr, andar ou simplesmente marcar presença, não deixem de por lá dar um pulinho. O que para nós é hoje garantido, pode amanhã não ter os mesmos contornos de certezas.
7 de Maio | Parque das Nações - junto ao Pavilhão de Portugal | 11h00 (inscrições no local, a partir das 9h30)