I see dead people

                                                                                  Anatomia de Grey

A propósito do último post...

Patati, patatá, aiaiai que são mortos, e ai que vai ser um nojo, e que vou ter pesadelos, e que vai cheirar mal e que não sei onde me estou a enfiar...uma desilusão. Mortos mais vivos não haverá, que a Faculdade de Ciências Humanas, da Universidade Nova de Lisboa, cuida dos seus cadáveres como ninguém. Aquilo era uma coisa que nem o cheiro incomodava, a mim pareceu-me mais desinfectante que um outro qualquer odor. E os oito mortos todos tapadinhos, até ao pescoço, com as cores praticamente intactas. Estavam melhor conservados que muito boa gente que por aí anda.

Fiquei a saber que o nosso cérebro está mais perto do nariz do que qualquer um de nós pode imaginar. Tanto, que é importante que os futuros otorrinos se apercebam disso, não vão descobri-lo, sem querer, numa cirurgia de nariz partido, ou de redução de adenóides. Bem que mas queriam cortar em criança, mas a minha mãe deve ter suspeitado dos riscos enormes e impediu a operação. É isso e podermos ficar cegos. É com uma facilidade...zás, traz e nunca mais vês. E é assim que os senhores (só vi homens), mesmo depois de terem ido desta para melhor, continuam a ser úteis à sociedade, possibilitando uma aprendizagem correcta in loco. Toda a gente sabe que dizer e fazer não é bem a mesma coisa.

E pronto, é tudo. Nada tão excitante como seria de esperar. Uma tarde e oito cadáveres depois e eu saio para comer um folhado misto como se tivesse estado a dar uma volta na praia. Estavam bem embalsamados, é verdade, tão bem que um dos médicos responsáveis admitiu tratar-se de um segredo, fruto de uma investigação de 15 anos. Talvez por isso não tenha havido nada de pés brancos a saírem debaixo dos cobertores, ou de cheiros capaz de agoniar um elefante. Tudo muito limpinho, tudo muito tranquilo. O momento alto, da aula prática, foi eu ter trocado o meu casaco preferido por uma bata esverdeada que nem sequer me favorecia. Gostei da touca e das protecções de pés: um bocadinho de água e teria achado que estava de volta à natação. Ao menos faltavam-lhes os olhos, não fossem os dois buracos negros no cimo da cabeça  de alguns e teria tido alguma dificuldade em manter-me concentrada.

A Anatomia de Grey é muito  mais chocante. Se eu soubesse disto há mais tempo, teria ido para cangalheira. Ou médica. Médica soa melhor.
© POST-IT AMARELO 2014 | TODOS OS DIREIROS RESERVADOS

PARA MAIS INFORMAÇÕES:
♥ dopostit@gmail.com
♥ https://www.facebook.com/postit.amarelo
imagem-logo