Para a próxima mordo-lhe

É inacreditável a quantidade de palavras que uma pessoa pode usar numa mesma frase, bem como o ritmo completamente alucinante em que são proferidas, se quiser vender algo. Não tenho por hábito ignorar distribuidores de flyres/ jornais gratuitos (até agradeço), amostras de perfumes e/ou outras; mas sou completamente alérgica aos discursos descabidos de algumas destas alminhas. Ainda no outro dia andava pelo Dolce Vita e lá se aproxima uma mulher, com umas unhas daqui à China, que me arranhou para me poder despejar um creme em cima das mãos. A minha irmã, que sofre de pele seca, aproveitou logo a deixa e estendeu também as suas. Big mistake. Aconteceu tudo numa fracção de segundos, e foi o bastante para a senhora me puxar para junto da sua bancada e carregar no play:


"Este creme é maravilhoso, o melhor do mundo. Tem de o comprar para eu ganhar uma comissão, por favor, por favor, por favor. Ainda não vendi nada hoje e parece-me suficientemente ingénua para cair nesta tanga".

Ok, estas não foram, exactamente, as suas palavras. Mas foi o que eu ouvi. O que ela disse, acreditem ou não bastante pior, foi isto:

Senhora (olhando alternadamente e com um ar estranho para mim e para a minha irmã) - São gémeas?
Eu (depois de respirar fundo) - Não...na verdade, temos quase três anos de diferença.
Senhora (muito confusa) - A sério? É que são tãooo parecidas. (Mais olhares estranhos) - Qual de vocês é que é a mais velha?
Eu (sorrindo cinicamente) - Eu...
Senhora - Ah que engraçado! (Hilariante...!) Quer dizer, dá para ver que não são mesmo, mesmo iguais (Jura!), mas têm os mesmos ares, a mesma franja, a mesma altura.... (Bem que o meu avô me dizia para me pendurar no estendal a ver se crescia).

(Silêncio constrangedor)

Senhora - Bem, o que eu queria dizer-vos é que o creme que experimentaram se vende neste fabuloso pack, que custa 49,90€ mas que agora, e só agora, está em promoção, com 15% de desconto. Fica a 25€!

(Hain..?! Algo me diz que a senhora tem problemas com os números. Deve ser o mesmo instinto que me lembra que a promoção só de agora já me foi tentada impingir no Loureshopping, há seis meses atrás).

Senhora (prosseguindo com o discurso - elas nunca param, quase não respiram) - Isto é fabuloso e nota-se que as suas unhas precisam desta lima fabulosa que tem três fabulosos lados, cada um com as suas funções fabulosas. Este, por exemplo, puxa a gordura natural da pele para a unha. É fantástico, sobretudo no seu caso, que tema pele oleosa.

Importante: a minha pele não só não é oleosa, como se tiver alguma tendência para algum dos lados é para a secura, especialmente no Inverno, com o frio. Contudo, estava sim oleosa, devido à porcaria do creme com que me besuntou as mãos que só saiu três horas depois e foi porque desisti e fui lavá-las e esfregá-las até não sobrar pitada.

Eu (exercitando o meu sorriso ainda mais cínico) - Pois, sim...que bom.
Senhora - E as suas unhas têm tanta falta de cálcio (???) e são tão amarelas (?????) que estão mesmo a precisar de ser tratadas com este kit. Parece feito para si (Parece, não parece? Para mim e para todas as outras que aqui passarem).

Nem vale a pena continuar. Reservo-me ao direito de não comentar a fuga encetada pelas gémeas assim que senhora-das-unhas-verdadeiramente-amarelas-e-compridas se distraiu. Parece mal. O que realmente importa aqui é deixar o apelo a todos vocês que vendem alguma coisa: adeqúem a conversa ao cliente, por favorzinho. É que se torna doloroso ver tanta baboseira sair da mesma boca. Esta, teve o azar de lhe calhado uma pessoa como eu, que não só arranja as unhas com frequência como as tem fortes e impecáveis. Estavam com a base transparente posta, prontíssimas para pintar mais tarde, e até isso ela me tirou. Sim, porque a mulher limou-me duas das dez unhas e ainda acrescentou: "Não sei se as prefere redondas ou quadradas, mas eu gosto mais de quadradas por isso vou pôr assim". Cheguei a um ponto em que tive que arrancar, literalmente, as minhas mãos das suas, antes que qualquer outro desastre se desse.

Resumindo: Arranhou-me, limou-me, encheu-me de creme, confundiu-me com a minha irmã-três-anos-mais-nova, acusou-me de maltratar as minhas mãos (eu!), de ter a pele oleosa, falta de cálcio e ainda me arrancou o verniz. Sou bem mais a favor dos tempos em que o cliente é que sabia.
© POST-IT AMARELO 2014 | TODOS OS DIREIROS RESERVADOS

PARA MAIS INFORMAÇÕES:
♥ dopostit@gmail.com
♥ https://www.facebook.com/postit.amarelo
imagem-logo