Maquilhagem #1

O espécime masculino, para além da barba que nos pica a cara quando lhes dá para a preguiça de a fazer, possui um dom extraordinário, muito próprio da raça: o de nos deixar perplexas. São uns valentões com a bejeca na mão, sempre prontos para mostrar o músculo; mas depois têm medo de ficar sozinhos com um bebé. Desde que se lembram de existir que lêm, investigam, falam e discutem sobre carros; mas quando o deles pára na estrada não sabem o que fazer. São eternos aventureiros: mesmo que não saibam o caminho insistem em continuar, ainda que essa decisão implique mais uma, duas, três horas perdidos. Mas preferem-no a pedir direcções a alguém. Têm destas coisas e não há nada a fazer. Eu, de vez enquando, vou descobrindo verdadeiras pérolas nas suas mentes. Eles são pais, irmãos, namorados e amigos que têm raciocínios ou fazem perguntas de que eu nunca me lembraria. Achei, portanto, importante inaugurar aqui uma nova rubrica, a partir de agora na etiqueta: "As coisas que eles sabem". Hoje é dedicada à maquilhagem:

Situação 1:

Estou a passar férias com um grupo de amigos, todos no mesmo apartamento. São +/- 23.00h e estamos a arranjar-nos para sair (os homens jogam ps na sala e as mulheres invadem os espelhos da casa de banho). Um dos homens vai ao quarto buscar o casaco e pára à porta da casa de banho, como se estivesse a ver algo de outro mundo.


Homem - O que é que vocês estão a fazer? (Estamos todas com um rímel, batom, base ou sombra na mão, mas não é suficientemente claro o que estamos a fazer).

Eu - Estamos a arranjar-nos.

Homem - E a pintar-se? (Não fui explícita e ele não percebeu que quando todas temos maquilhagem na mão, estamos em frente ao espelho e dizemos que nos estamos a arranjar, SIM, estamos a pintar-nos).

Eu - Sim.

Homem - Para quê? (Esta é uma daquelas que nunca percebi. Porque nos apetece, porque gostamos, porque vamos sair à noite e tirar fotos e queremos sentir-nos perfeitas. Havia de ser porquê? Um concurso de desenho na cara?!)

A minha pessoa suspira e ignora.

Homem (com ar notório de espanto, enquanto coloco base) - O que é isso?

Eu - Base.

Homem - Para quê? (Para quê????)

A minha pessoa volta a suspirar e ignora.

Homem (pensativo) - Olha lá, vocês também pintam as orelhas? (Acreditem que fiquei verdadeiramente espantada, parei e prestei-lhe, de facto, atenção. Não, ele não estava bêbado).

Eu - Claro que não. Porque é que haveríamos de pintar as orelhas?

Homem - Vocês não metem essa coisa na cara para ficar toda da mesma cor? ("coisa" - designação masculina para tudo o que não compreendem, mesmo depois de saberem como se chama).

Eu - Pois, é essa a ideia.

Homem - Então deviam pintar as orelhas também. É que sabes, ficam mais claras e...bem, a diferença nota-se!


Por esta é que eu não estava à espera.
© POST-IT AMARELO 2014 | TODOS OS DIREIROS RESERVADOS

PARA MAIS INFORMAÇÕES:
♥ dopostit@gmail.com
♥ https://www.facebook.com/postit.amarelo
imagem-logo