Sempre quis experimentar fazer cheesecake



Segunda foi o dia. Terça seria manhã de médico, decisões finais e alta concedida: teria de existir algo feito para se poder comemorar. Pesquisei imensas receitas e, como sempre, acabei por criar a minha própria, ainda que baseada na do blogue Flagrante Delícia, mais do que em qualquer outra fonte.

É muito fácil de fazer, requer apenas um pouco de paciência pelo tempo envolvido. Mas fica delicioso!

Base:
1/2 pacote de bolachas maria
40 gr de açúcar (se for mascavado, tanto melhor)
55 gr de manteiga derretida e fria

Recheio:
500 gr de mascarpone
140 gr de açúcar
3 ovos + 1 gema
1/2 pacote de natas frescas (daquelas que dizem "para bater" e que tenham estado pelo menos 1 hora no frigorífico)
4 colheres de sopa de essência de baunilha
1 colher de sobremesa de canela

Fiz primeiro a base, porque uma das receitas referia que deveria ficar a repousar durante um bom bocado, antes de levar com o recheio em cima. Na realidade, não esteve no fresco nem 15 minutos, mas resultou. Antes de começarem, arranjem uma forma, de preferência redonda, e forrem tudo com papel vegetal.

Triturar a bolacha até ficar em pó (quem tiver bimby, força nisso). Juntar o açúcar até ficar praticamente imperceptível a mistura. Bater com a manteiga, sendo que apenas se consegue uma textura uniforme no fim, com as mãos que calcam já tudo dentro da forma. Deixar repousar no frigorífico.

Começar o recheio com o queijo (que deve estar à temperatura ambiente e nunca fresco). Batê-lo sozinho e só depois juntar o açúcar. Incorporar os ovos e a gema devagar, batendo sempre. Bater as natas até ficarem espessas e, a seguir, introduzi-las na mistura lentamente. Por fim, juntar a baunilha e a canela e mexer de forma delicada.

Verter o recheio para dentro da forma, por cima da base e levar ao forno, que deve ter sido pré-aquecido a 150ºC. Se possível, fazê-lo dentro de um tabuleiro com água e deixar assim, durante pelo menos uma hora. Desligar somente quando o cimo estiver dourado.

O meu cheesecake, depois de cozido, ficou ainda dentro do forno por outra hora, e fora dele por uma terceira. Foi, por fim, ao frigorífico e assim ficou mais 3 horas. Quando retirei, juntei doce de morango caseiro em cima, mas estou muito tentada a experimentar com nutella e, nesse caso, incluir mais duas colheres de canela no recheio e decorar com avelã.

Bom apetite!
© POST-IT AMARELO 2014 | TODOS OS DIREIROS RESERVADOS

PARA MAIS INFORMAÇÕES:
♥ dopostit@gmail.com
♥ https://www.facebook.com/postit.amarelo
imagem-logo