A pedido de muitas famílias...


...venho falar-vos da seiva. Ou, por outra, da minha experiência com ela.

A cura do limão, ou dieta da seiva - como preferirem chamar-lhe -, não é um método seguro e propositado para a perda de peso. Não na minha opinião. Se é para isso, é algo radical, e nem toda a gente estará preparada para o fazer. Quanto muito, porque implica uma sensação psicológica algo forte do "não uso os dentes para nada há já alguns dias". 

Para quem não sabe em que consiste, aconselho uma pesquisa rápida pelo google, há muitos sites sobre o tema e todos eles vos irão prometer resultados fabulosos. Basicamente, o que acontece durante os dias em que nos submetemos a esta "cura", é a troca das nossas refeições principais por uma bebida constituída por um xarope, muito rico em vitaminas e nutrientes, misturado com sumo de limão e uma pitada de pimenta caiena. Todos eles terão as suas funções, unindo-se num composto que, por experiência própria, posso confirmar ser mais do que suficiente para nos mantermos saciados. Ora, é claro que não ingerindo qualquer alimento, ou muito poucos, iremos perder peso. Se não me engano, a seiva tem uma média de 340 calorias por cada 100 ml; o que na prática se traduz em nada. Contudo, o seu objectivo principal, e o que deve estar na cabeça de quem se submete a este tipo de aventuras, é a desintoxicação do organismo. Se o que se pretende é emagrecer, então recomendo mais idas ao ginásio e uma alimentação equilibrada. Até porque, é sim verdade que uma semana de seiva tende a igualar-se, facilmente, a menos cinco quilos na balança; mas duas semanas de volta aos antigos hábitos podem traduzir-se no recuperar dos cinco e no acrescentar de mais dois. É claro que também vai depender muito da pessoa em causa, e de quais forem realmente os seus "antigos hábitos". Eu perdi 5 quilos em Agosto, quando a experimentei pela primeira vez, e até hoje só recuperei um, mesmo com todos os bolos de mousse de chocolate e folhados de salsicha do domingo passado. Tem sempre algo a ver com alguma moderação, e com aquilo a que o nosso corpo está habituado, mas isso é como tudo o resto na vida. O que quero deixar claro, é que a seiva como método de emagrecimento, usada até se perderem os quilos desejados, é um erro. Nunca, de modo nenhum, se deverão ultrapassar as duas semanas.

O cabelo tende a ficar mais brilhante, a língua aclara, sentimos a pele mais macia, a barriga desincha (se for o caso), as unhas fortalecem, e tantos outros, que num outro contexto acharíamos impossíveis, acontecem. Li o livro que explica todo o processo e já falei com muita gente que o fez. A maior parte das pessoas conta que se sente mais cansada nos primeiros dias. Eu fiquei com mais energia. Não sei se é comum, mas aconteceu, mesmo sendo uma altura de muito trabalho e stress para mim. Dormia lindamente. Gostei da experiência e é por isso mesmo que hoje inicio o seu segundo ciclo. Conto passar a fazê-lo duas vezes por ano, uma no Inverno, e outra no Verão; mas sei se muito boa gente que o faz, por exemplo, todas as segundas-feiras, obedecendo a uma desintoxicação de todas as porcarias que comeu e bebeu ao longo da semana anterior. Nem toda a gente tem os mesmos resultados, ou se sente da mesma forma. Quanto a mim, tem muito a ver com o rigor e seriedade com que fazemos as coisas. Optei sempre por manter uma refeição diária. Na altura, foi o jantar, porque era o único momento do dia em que estava em casa, e fazia-me confusão não entrar na cozinha. Comia cereais, Corn Flakes sem açúcar e com leite, e sabiam-me pela vida. Mas sei que se habitualmente encho uma tigela, naquela altura enchia meia, e sentia-me cheia. Ao longo do dia, petiscava uma bolacha de água e sal, ou uma maçã. Bebia uns cházinhos pelo meio. Tive sempre muito cuidado com os açúcares e as gorduras - não há como limpar nada se estivermos constantemente a ingerir lixo. Talvez por todos estes pequenos detalhes, por não me ter atirado de cabeça e consumido única e exclusivamente  litro e meio de mistura de seiva, tenha conseguido manter a minha sanidade mental e não cometer excessos. Pela mesma razão, quando acabei não estava desejosa de me atirar a uma sandes de queijo e presunto, foi tudo muito normal e, inicialmente, em pouca quantidade. Não me custou não mastigar mais, nunca senti fome e ao fim do primeiro dia estava mais do que habituada ao sabor - não é muito mau, é até agradavél  agradável e fresco, por causa do limão.

Tenho alguma tendência a enjoos, enxaquecas e dores de cabeça fortes. A dores de garanta, muitas, também. Coincidência ou não, nada disso nos tempos que se lhe seguiram.  Acredito que reforce as nossas defesas, é quase como se bebessemos centrum durante vários dias, e várias vez ao dia. Não é uma fórmula milagrosa, não transforma as pessoas em modelos e não cura todas as doenças de que padecemos, mas faz-nos sentir bem, saudáveis e fortes. A mim, fez. É por isso que hoje se inicia mais uma semana disto. Cheira-me que vai ser mais difícil agora - no Verão tudo o que era fresco me sabia bem -, mas já sei que não é impossível, e gosto de como me sinto no fim.
© POST-IT AMARELO 2014 | TODOS OS DIREIROS RESERVADOS

PARA MAIS INFORMAÇÕES:
♥ dopostit@gmail.com
♥ https://www.facebook.com/postit.amarelo
imagem-logo