Vais passar a vida a fazer cócórócócó?


É tão fácil dizer que não conseguimos que deveria ser proibido. Estamos habituados ao fácil. Demasiado. Não aguentamos o suor, ou a crítica, mas somos capazes de passar a vida a recriminarmo-nos. Como é que é possível que tenhamos atingido um ponto em que nos transformámos em seres que mais facilmente se desgostam e desgastam do que fazem alguma coisa para o mudar? O urso tem fome, levanta-se, anda, aguarda e caça. O tigre corre. O tubarão nada. Nós entramos para o carro e deixamos que nos leve até ao supermercado. E ai de alguém que nos diga para fazer o contrário - "Não é cómodo", "Não é fácil".

É tão complicado acreditar que somos capazes de algo que deveríamos ficar com marcas físicas por cada vez que não pensamos ser possível, para que nos lembremos, para que saibamos exactamente a quantidade de vezes que dizemos que "não". E no fundo não é realmente fácil. E aparentemente não somos de facto capazes. Todavia, somos muito mais do que isso. Somos o único ser que não precisa de um igual ou superior para cair: fazemo-lo sozinhos. Somos os únicos a olhar-nos ao espelho e a ter dias em que não gostamos do que vemos - qualquer outro ficaria maravilhado pela existência de um reflexo. Somos aqueles que nos esquecemos das coisas pequenas, das coisas boas. Somos quem sem esqueceu que com tantas especificidades somos uma máquima muito mais complexa do que qualquer outra. Somos uma pequena obra que devemos honrar. Porque quando não é assim, quando preferimos optar pelo que de negativo nos caracteriza, não estamos por cá a fazer nada, porque nada vamos mudar. Nem em nós, nem no mundo.

Temos significado quando deixamos marca. Caso contrário, mais valia ter nascido galinha.


*O mais engraçado é que interrompo este post para ir ter com alguém que, a meio de uma conversa totalmente diferente, chega à conclusão de que somos um povo com um enorme pessimismo crónico. E esta, hein?
© POST-IT AMARELO 2014 | TODOS OS DIREIROS RESERVADOS

PARA MAIS INFORMAÇÕES:
♥ dopostit@gmail.com
♥ https://www.facebook.com/postit.amarelo
imagem-logo